Hoje decidimos abordar um assunto em que todas as pessoas que pretendem iniciar um negócio devem pensar, a elaboração de um Plano de Negócios (PN). Este é um tema muito trabalhoso, existindo mesmo gabinetes especializados nesta matéria, embora julgue que seguindo os passos abaixo sugeridos, será um bom princípio para verificarem se será ou não viável avançar com a ideia.
Na elaboração de um PN devemos inicialmente procurar responder a 3 questões: O que vou vender (ou que serviço vou prestar)? Como o vou fazer? A quem?
Para responder à primeira questão, temos de ter em conta os benefícios que traremos aos nossos futuros clientes com o que vamos comercializar no mercado. Como o vou fazer? Esta questão obriga-nos a identificar as actividades necessárias para que o negócio esteja em funcionamento, identificar eventuais parceiros e verificar os recursos disponíveis para desenvolver o negócio. A última questão, obviamente está relacionada com os clientes. Tem de se delinear a forma como o consumidor pode adquirir os produtos/serviços e muito importante, reconhecer quem serão os clientes da empresa.
Como auxílio à elaboração do PN proponho que vão pensando nos seguintes pontos:
1 – Nome do Negócio.
2 – Identificação do Produto/Serviço.
3 – Sector em que se enquadra.
4 – O porquê do negócio.
5 – Potenciais mercados.
6 – Pontos fortes e fracos do negócio.
7 – Como vou atrair clientes.
8 – Investimento e recursos humanos necessários.
9 – Tempo necessário até começar a obter rendimento.
Tendo concluído a elaboração do PN o mais sensato é pedir a uma pessoa de confiança, que não esteja relacionada com o projecto, que nos dê a sua opinião sobre o futuro negócio. Assim teremos uma melhor percepção se o plano é realista.
No nosso escritório não nos focamos nesta actividade (elaboração de PN), contudo temos algumas “luzes”, pelo que algo que necessitem ou alguma dúvida que surja podem sempre consultar-nos.